Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

PACTO PELA EDUCAÇÃO! PARABÉNS A COMUNIDADE DA ESCOLA CÔNEGO LEITÃO...!!!...



Sábado, 18 de maio de 2013, a classe estudantil juntamente com os servidores, professores e a direção da Escola Cônego Leitão, saíram às ruas para participar da programação do Pacto pela Educação. Isso é um comportamento saudável, bom para todos. Sabemos que adotar um modo de vida mais sustentável é um processo custoso e até demorado, missão árdua. Antes de tomar alguma decisão, o cidadão sustentável deve avaliar se isto é realmente bom para si mesmo e para a coletividade. Pensemos no bem-estar de todos como o pressuposto fundamental para a existência em sociedade. Os pais devem ensinar essa postura diariamente a seus filhos, através da educação ambiental de cada ação, pois isto será sedimentado gradualmente na família, no trabalho e na escola.
Atividades como ler revistas, jornais, livros, buscar dados e ideias que possam reduzir impactos ambientais, são ações que proporcionam bem-estar a si próprio, a sociedade e ao planeta.
A mudança da postura pessoal passa necessariamente pela política. Se todas as determinações ao nosso redor dependem do que é decidido nos três poderes das democracias modernas, ajudar a decidir é fundamental. Ser um militante da causa ambiental é exercício de cidadania. Portanto, fizemos nossa parte, sustentamos o desejo do projeto ser realizado, e, aguardamos o real PACTO, pois pelo seu sentido original, significa ajuste, acordo, combinação, contrato.
Castanhal, Pa
C@ncio

Veja!
REUNIÃO ENTRE OS SEGUIMENTOS DA ESCOLA

CAMINHADA NO CENTRO DA CIDADE
PLANTAS ORNAMENTAIS

RECICLAARTE
RECICLAMODA

SABOR E ARTE

quinta-feira, 9 de maio de 2013

ProEMI/PJF No Cônego Leitão!



A Escola Estadual Cônego Leitão é mais uma escola de Castanhal que é beneficiada pela parceria público-privada do Governo Federal e do Instituto Unibanco. Dessa parceria resulta que o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e o Projeto Jovem de Futuro (PJF) serão implantados brevemente.
O ProEMI/PJF  vem com o objetivo de reestruturar a grade curricular do ensino médio (reafirmando sua importância)  por meio da constante reflexão e discussões entre Direção,Técnicos Pedagógicos e Docentes; o desenvolvimento de projetos em sala de aula que inove a abordagem do conteúdo, estímulo às atividades diferenciadas dos professores e alunos.
Para tanto, o Programa deve seguir algumas fases para sua implantação. A primeira já foi concluída no início deste ano: a apresentação do Programa para o corpo docente que o apoiou. A segunda fase foi a construção do Plano de Ação (documento no qual constam todos os projetos criados pelos professores bem como os materiais necessários e cronograma. A terceira fase foi a avaliação do Plano de Ação pela Seduc. E por fim, a última fase do processo de implantação será a avaliação do Instituto Unibanco; sendo a avaliação positiva, celeremente será enviado o recurso financeiro para o custeio dos projetos.
Porém, enquanto nossos projetos estão aguardando aprovação final nós não estamos desanimados. Neste último sábado letivo, dia 27 de abril, tivemos uma importante reunião com nossos representantes de turma (nossos futuros Agentes Jovens). A reunião foi marcada pela presença estimulante do Dr. Márcio Costa. Nosso amigo Márcio Costa palestrou para os representantes de turma da Escola Cônego Leitão sobre a temática “A Postura Ética e Política do Representante de Turma”.