Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

ESCOLA CÔNEGO LEITÃO - III “CONARTE”

Em 19 de novembro de 2010, a E.E.E.F.M. Cônego Leitão realizou a III "CONARTE" , com o tema "A DIVERSIDADE CULTURAL: COISAS NOSSAS E DOS NOSSOS PAIS". O evento envolveu os alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série e do ensino médio.

A garotada do fundamental mostrou "Coisas Nossas e dos Nossos Pais", exibindo diferentes trabalhos que mostraram temas como: A História e Evolução do Carnaval, Jovem Guarda: As Festas e os Embalos dos anos 70 e 80, Cultura Indígena, Músicas, Danças e os Mestres do Carimbó, Pinturas em Tela e em tecido, Artesanato, Jogos Matemáticos e a História dos Números, Roleta Matemática, Blog - O mundo da Matemagica, A Metamorfose do espaço Castanhalense.

A galera do Ensino Médio mostrou peças teatrais das obras "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, "Vestido de Noiva" de Nelson Rodrigues, As Linhas da Imaginação de Fernando Pessoa e seus Heterônimos, Exposições sobre Inglês de Souza, Gonçalves Dias, A Inconstância Feminina nos Contos de Machado de Assis, O Velho da Horta e Inês de Castro, obras literárias voltadas para o vestibular. Também foi mostrado um labirinto que enfocou um toque de magia com Lendas Urbanas, a produção de sabão e sabonete, Auto ajuda - Augusto Cury.

Contamos com a gentileza dos professores Fábio Diniz, Telma César Lemos e Gil Matos, que contribuíram com uma Roda Literária e ciclo de palestras sobre as leituras obrigatórias para o vestibular.

Na Sala de Leitura aconteceram momentos de "Conversa com o Escritor", onde contamos com a presença dos escritores: Minervina de Lurdes (Lendas Isabelenses), Raimundo Carlos, Zoraide Alves (poeta), Erica Rosa (contista), Mateus Silva (caricaturista e autor de histórias em quadrinhos), Hugo Sousa e Mário de Almeida (poeta), onde tiveram a oportunidade de mostrar e conversar sobre suas obras.

Trabalhos coordenados pelos professores de Língua Portuguesa e Literatura: Isabel Monteiro, Conceição Amorim, Maria Zeneide Silva, Rosana Carlos, e Artur Conceição; Artes: Conceição Amorim e Laércio; Matemática: Josandro Paiva, Adriana Moura e Suelem de Oliveira; Geografia: Selma Félix e Pablo Melo; Biologia: Ana Paula Lameira; Física: Edilene Silva; Química: Carlos Eduardo Coutinho; Coordenadores Pedagógicos: Ely de Nazaré Moura, Patrícia Kimura, Aline Pantoja e Jorge Everaldo Figueiredo; Gestores: Rubens Mota, Lucielma Pereira, Evacir Vilefort e Dailson Silva.

Por categoria foram classificados/vecedores:

Ensino Fundamental:
1º Lugar: Metamorfose do Espaço Geográfico de Castanhal (8ª2ª Tarde)
2º Lugar: Artes e Artesanatos: "Coisas Nossas e dos Nossos Pais" (6ª e 7ª Manhã)
3º Lugar: Carimbó (6ª1ª manhã)
Ensino Médio:
1º Lugar: "Vestido de Noiva" e Fernando Pessoa (Heterônimos)" (3º3º Manhã)
2º Lugar: "Vidas Secas" (3º2º manhã)
3º Lugar: "Contos Machadianos" (2º3º Manhã)

Neste momento também destacamos o trabalho do professor Josandro Paiva (Matemático), que com alunos da 8ª1ª Manhã, coordenou e apresentou uma nova ferramenta que uso na sua pratica pedagógica com o blog: matemagicadojosandro.blogspot.com

Um pouco do que foi mostrado:
Vestido de Noiva

Fernando Pessoa
Vidas Secas

Contos Machadianos
Lendas Urbanas
Gonçalves Dias
Machado de Assis
Produção de Sabonete
Cultura Indígena
Blog - Matemagica
Jovem Guarda
Carimbó
Metamorfose do Espaço Castanhalense
Carnaval
A Origem do Números
Coral
Roleta Matemática
Coisas Nossas e dos Nossos Pais

domingo, 14 de novembro de 2010

Reflexão Filosófica


Trabalho realizado pelos Patrick (3º 1º), e Jessyca Suelen P. Carvalho (3º2º Manhã), após leitura de textos filosóficos usando a Sala de Informática da Escola.

Após pesquisa e leitura sobre Reflexão filosófica, os alunos usando originalidade criaram seus próprios textos, sendo assim, autores e co-autores de conteúdos apreendidos com boa e atenciosa leitura.

Veja!

A Importância da Filosofia e o Intelecto

O estudo da filosofia deve ser feito se desprendendo dos preconceitos, das crenças e do senso comum. Pois para podermos indagar algo, não podemos acreditar numa verdade absoluta, devemos sempre duvidar e questionar as coisas para que se possa chegar a uma conclusão mais realista.

Na filosofia, devemos nos acostumar a criticar todas as coisas, para que assim, a nossa mente possa ser aberta pra novos conhecimentos e novas concepções do mundo. Pois com a mente presa nos costumes e crenças da sociedade, é impossível filosofar e chegar a uma maior aproximação da verdade.

A sociedade de hoje tem um alto nível de preconceito, o que prende a mente do ser fazendo que ele recrimine o próximo. Pois o homem de hoje se diz pratico, ou seja, o homem visa o mais fácil, se é necessário sacrificar a vida de alguém do que ter alguma perda, ele estuda o mais prático e fará o possível para não ter perdas. O homem no mundo do preconceito esta sujeito a uma mente alienada. Portanto, o homem deve se libertar dos pré-juízos não estando sujeito ao fracasso de seu pensamento.

Alunos do 3º ano: Patrick e Jessyca Suelen P. Carvalho

Trabalho coordenado pela profª. Jhoeny Pina

sábado, 13 de novembro de 2010

III “CONARTE” DA ESCOLA CÔNEGO LEITÃO

A E.E.E.F.M. Cônego Leitão, através dos professores de Língua Portuguesa e Arte desta escola, torna público e convoca os professores de outras disciplinas para apresentarem propostas de trabalhos para a III Conarte, que ocorrerá no dia 19 de novembro de 2010.

A III Conarte desta escola tem como objetivo principal proporcionar um conjunto de situações de experiências que possibilitem desenvolver o processo dinâmico cientifico - cultural, através de experiências vivenciadas e da partilha de hábitos e atitudes voltadas para o crescimento da produção tecnológica e cultural.

TEMA: “A DIVERSIDADE CULTURAL: COISAS NOSSAS E DOS NOSSOS PAIS.

Levando em consideração:

  • Exposições de obras literárias voltadas para o vestibular como “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, Vestidos de Noiva de Nelson Rodrigues nas salas do 3ª ano manhã;
  • Exposição a nível fundamental de “Coisas de Nossos Pais”, no pátio da escola;
  • Roda Literária: Palestras sobre algumas leituras obrigatórias com os professores Fábio Diniz e Elielson Figueiredo na sala de vídeo da escola;
  • Evolução das danças (Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea)
  • Conversa com escritores...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ser Professor(a) é...


Ser Professor(a)
É buscar dentro de cada um de nós força para prosseguir, mesmo com toda pressão,
Toda tensão, toda falta de tempo...
Esse é nosso exercício diário!
Ser professor(a) é se alimentar do conhecimento
E fazer de si mesmo(a) janela aberta para outros
Ser professor(a) é formar gerações,
Propiciar o questionamento e abrir as portas do saber.
Ser professor(a) é lutar pela transformação...
É formar e transformar,
Através das letras, das artes, dos números...
Ser professor(a) é conhecer os limites do outro.
E, ainda assim, acreditar que ele seja capaz...
Ser professor(a) é também reconhecer que todos os dias são feitos para aprender...
Sempre um pouco mais...
Ser professor(a)
É saber que o sonho é possível...
É sonhar com a sociedade melhor... Inclusiva...
Onde todos possam ter acesso ao saber...
Ser professor é também reconhecer que somos,
acima de tudo, seres humanos, e que temos licença para rir, chorar, esbravejar.
Por que assim também ajudamos a pensar e construir o mundo todos os dias.

Parabéns Professor(a)!

domingo, 26 de setembro de 2010

Palavras Cruzadas: Diversão e Aprendizagem.

Resolver palavras cruzadas é garantir entretenimento e diversão para pessoas de todas as idades.
É um exercício que envolve crianças, jovens e adultos e proporciona momentos agradáveis em frente a tela do computador. cartelas ou revistas.
Este passatempo proporciona uma melhora significativa no conhecimento de novas palavras e também na sua correta escrita.
Nos sites abaixo são disponibilizados centenas de passatempos de Palavras Cruzadas que proporcionam entretenimento de qualidade e acima de tudo aprendizado. É um excelente exercício de raciocínio que estimula o aprendizado em todas as faixas etárias.
Entre e divirta-se!

www.malhatlantica.pt/oprof/cruzadasgeo.html




domingo, 5 de setembro de 2010

A Língua de Roupa Nova (Reforma Ortográfica)

Na sexta feira, 27 de agosto, foi realizado o projeto - A Língua de Roupa Nova. Trabalho coordenado e orientado pela profª. Isabel Monteiro – Língua Portuguesa – e os alunos da turma 3º 3º Manhã.
Para a realização do trabalho, a professora coordenou, indicou pesquisa e analise do game www.fmu.br/game/home.asp . A partir daí, a turma foi dividida em grupos. Uns construíram cartazes, entrevistas, construção de slides, maquete, jogos de palavras em forma de dominó, murais e game online.
Para a realização do projeto foi usada a Sala de Leitura, onde foram apresentados a maioria dos trabalhos. Após a apresentação, os alunos de diferentes turmas e séries foram para a Sala de Informática para testarem os conhecimentos obtidos, através de uma atividade lúdica, e também a realização do projeto.
Profª Isabel Monteiro (Língua Portuguesa) e alunos da turma 3ª3ª - Manhã

3º3º - Manhã - Entrada na Sala de Leitura Alunos da turma 3º3º coordenando/orientando alunos de diferentes turmas testando conhecimentos sobre a nova reforma ortográfica.
Verificação de conhecimento sobre a Nova Reforma Ortográfica
6ª série na Sala de Leitura e trabalhos do alunos da turma 3º3º - Manhã3º3º e apresentação de trabalhosAlunos da 6ª1ª - Manhã - testando os conhecimentos obtidos na Sala de Leitura e Sala de Informática.
Alunos do 3º3º - Manhã e 6ª2º no game da nova reforma ortográfica Alunos das turmas 6ª1ª e 6ª2ª na Sala de Leitura Alunod do 3º3º e profª. Isabel Murais construídos pelos alunos do 3º3º Manhã