Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

ESCOLA CÔNEGO LEITÃO - III “CONARTE”

Em 19 de novembro de 2010, a E.E.E.F.M. Cônego Leitão realizou a III "CONARTE" , com o tema "A DIVERSIDADE CULTURAL: COISAS NOSSAS E DOS NOSSOS PAIS". O evento envolveu os alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série e do ensino médio.

A garotada do fundamental mostrou "Coisas Nossas e dos Nossos Pais", exibindo diferentes trabalhos que mostraram temas como: A História e Evolução do Carnaval, Jovem Guarda: As Festas e os Embalos dos anos 70 e 80, Cultura Indígena, Músicas, Danças e os Mestres do Carimbó, Pinturas em Tela e em tecido, Artesanato, Jogos Matemáticos e a História dos Números, Roleta Matemática, Blog - O mundo da Matemagica, A Metamorfose do espaço Castanhalense.

A galera do Ensino Médio mostrou peças teatrais das obras "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, "Vestido de Noiva" de Nelson Rodrigues, As Linhas da Imaginação de Fernando Pessoa e seus Heterônimos, Exposições sobre Inglês de Souza, Gonçalves Dias, A Inconstância Feminina nos Contos de Machado de Assis, O Velho da Horta e Inês de Castro, obras literárias voltadas para o vestibular. Também foi mostrado um labirinto que enfocou um toque de magia com Lendas Urbanas, a produção de sabão e sabonete, Auto ajuda - Augusto Cury.

Contamos com a gentileza dos professores Fábio Diniz, Telma César Lemos e Gil Matos, que contribuíram com uma Roda Literária e ciclo de palestras sobre as leituras obrigatórias para o vestibular.

Na Sala de Leitura aconteceram momentos de "Conversa com o Escritor", onde contamos com a presença dos escritores: Minervina de Lurdes (Lendas Isabelenses), Raimundo Carlos, Zoraide Alves (poeta), Erica Rosa (contista), Mateus Silva (caricaturista e autor de histórias em quadrinhos), Hugo Sousa e Mário de Almeida (poeta), onde tiveram a oportunidade de mostrar e conversar sobre suas obras.

Trabalhos coordenados pelos professores de Língua Portuguesa e Literatura: Isabel Monteiro, Conceição Amorim, Maria Zeneide Silva, Rosana Carlos, e Artur Conceição; Artes: Conceição Amorim e Laércio; Matemática: Josandro Paiva, Adriana Moura e Suelem de Oliveira; Geografia: Selma Félix e Pablo Melo; Biologia: Ana Paula Lameira; Física: Edilene Silva; Química: Carlos Eduardo Coutinho; Coordenadores Pedagógicos: Ely de Nazaré Moura, Patrícia Kimura, Aline Pantoja e Jorge Everaldo Figueiredo; Gestores: Rubens Mota, Lucielma Pereira, Evacir Vilefort e Dailson Silva.

Por categoria foram classificados/vecedores:

Ensino Fundamental:
1º Lugar: Metamorfose do Espaço Geográfico de Castanhal (8ª2ª Tarde)
2º Lugar: Artes e Artesanatos: "Coisas Nossas e dos Nossos Pais" (6ª e 7ª Manhã)
3º Lugar: Carimbó (6ª1ª manhã)
Ensino Médio:
1º Lugar: "Vestido de Noiva" e Fernando Pessoa (Heterônimos)" (3º3º Manhã)
2º Lugar: "Vidas Secas" (3º2º manhã)
3º Lugar: "Contos Machadianos" (2º3º Manhã)

Neste momento também destacamos o trabalho do professor Josandro Paiva (Matemático), que com alunos da 8ª1ª Manhã, coordenou e apresentou uma nova ferramenta que uso na sua pratica pedagógica com o blog: matemagicadojosandro.blogspot.com

Um pouco do que foi mostrado:
Vestido de Noiva

Fernando Pessoa
Vidas Secas

Contos Machadianos
Lendas Urbanas
Gonçalves Dias
Machado de Assis
Produção de Sabonete
Cultura Indígena
Blog - Matemagica
Jovem Guarda
Carimbó
Metamorfose do Espaço Castanhalense
Carnaval
A Origem do Números
Coral
Roleta Matemática
Coisas Nossas e dos Nossos Pais

2 comentários:

  1. Olá, Estou usando o recurso deste blog, para falar sobre as eleições dos diretores, achei muito errado os alunos votarem novamente para a mesma pessoa que a anos já está na direcao, a escola precisa de uma pessoa com novas politicas e ideias, e não votar em uma pessoa mal educada, sem nenhum Moral com seus alunos e colegas de trabalho, quero deixar claro que não votei em nenhum dos três, mas esta atitude dos alunos foi o que mas me revoltou.
    Com ele no poder, o cônego já melhorou e muito, mas se ainda acontece coisas irregulares e ninguem resolve, é porque este diretor não tem nenhum respeito consigo e nem com os seus respectivos colegas, Mas será que ele vai completar esses tempos de diretor novamente? tudo pode acontecer! Muito obrigado pela oportunidade de nós alunos, impor nossas opinioes.

    ResponderExcluir