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segunda-feira, 7 de setembro de 2009

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

"A educação é, antes de mais nada, desenvolvimento de potencialidades e a apropriação do "saber social". Trata-se de buscar, na educação, conhecimentos e habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade e envolva a capacidade de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais" (Gryzybowski, 1986:41-2)
É dever do educador proporcionar ao educando rumos a interagir na sociedade, seja ela em diferentes níveis de domínio, conhecimentos e informações e assim usar a educação para sua libertação e conseqüente participação igualitária no mundo globalizado.
O avançar tecnológico direciona-se a passos largos, diminui distâncias e aproxima idéias, conhecimentos e experiências entre as pessoas. Direciona a escola como ambiente criado para uma aprendizagem, rica em recursos, possibilitando ao aluno a construção do conhecimento a partir de uma individualização estilística de aprendizagem, tendo na figura do professor, não um mero transmissor do conhecimento, mas um guia, um mediador, como co-parceiro do aluno, buscando e interpretando de forma crítica as informações, pois este mesmo professor passa a contar com o desenvolvimento tecnológico de informações, levando-o a um novo centro de referência educacional, transformando o saber ensinar em saber aprender, preparando esta nova geração, para uma nova forma de pensar e trabalhar, levando o aprender a uma maior rapidez.

Adaptação

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