Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PRÉ-SAL/PRESSAL?

Está aí um tema que na atualidade movimenta a mídia e euforiza o cenário político brasileiro, sendo ferramenta de campanha para as eleições presidenciais de 2009, o pré-sal. Muitos ainda estão por fora do que é essa camada pressal, a tal que está acima do petróleo tão desejado por nossos políticos.
Para os desavisados a camada pressal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades superiores aos 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo (Jornal Folha de S
ão Paulo, em 31/08/09).
A nova descoberta de petróleo no mar, no chamado pré-sal de bilhões de barris, que ninguém sabe ainda certo quanto é pode ser a ascensão ou uma derrota de vez.
Leia este trecho de Diomedes Cesário da Silva, vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás. [...] “A história do petróleo tem mostrado que o produto é estratégico, necessário para garantir o suprimento de energia e movimentar a economia, motivo de guerras, riqueza e desgraças de países. A economia dos EUA prosperou graças ao petróleo, enquanto a do México, seu vizinho, não teve tanta sorte. [...] O petróleo exportado no passado, sem planejamento adequado, no futuro terá de ser importado sabe-se lá a que preço. [...] Os países do Oriente Médio têm reservas para durar entre 70 a 90 anos. [...] Cada país é soberano para transformar o petróleo em riqueza ou instrumento de dominação. [...] A discussão sobre o pressal está apenas começando.”
Sabendo a real situação do Brasil na economia mundial, duvido muito que esse pré-sal irá realmente mudar a vida dos brasileiros para melhor. Por um único motivo, o Brasil não tem condições de manter segura uma reserva de petróleo, repentinamente o Brasil será um grande exportador de petróleo, quem sabe assim conseguindo se igualar quase as grandes potências mundiais. Sinceramente, o petróleo que produzimos já nos é suficiente e de nada mudou a vida real dos brasileiros, gasolina continua cara, gás etc… Parece ganância em ter algo que não poderá manter sozinho. Isso é fato. Ninguém sabe ao certo quando irá custar aos cofres públicos essa empreitada, quanto de retorno terá e ainda mais, que usará isso em pró do quê. A verdade é que essa afobação toda pelo pré-sal pode ser tornar o maior dos engodos da história do Brasil, vamos torcer para que não.
Creio que muitos brasileiros estão simplesmente deixando acontecer por não entenderem o que realmente se passa nos gabinetes políticos sobre o assunto. O que me preocupa é que a política brasileira não tem credibilidade suficiente para defender sequer o destino dela própria sem passar a mão em seus aliados, veja lá, arriscar uma manobra que muda a vida de um país e que pode virar ferramenta de dominação estrangeira. Vamos refletir né…

3 comentários:

  1. Bom , o que eu posso comentar sobre o texto acima é que mesmo nós temos o famoso pressal , não iremos poder usurfluir desse bem que possuimos , os politicos brasileiros , só querem saber é de mais e mais dinheiro , é um bem muito rico , sim é , mais o que podemos fazer pra afirmar que isso é nosso ?

    ResponderExcluir
  2. Edimones Marinho

    o grande problema é que mesmo com tanta fartura, nós Brasileiros ainda vamos continuar pagando muito caro,enquanto que no Paraguai a gasolina do Brasil custa 1,30 nos pagamos 2,80 ou mais variando de estados uma diferença sem explicação...

    ResponderExcluir
  3. Pagamos caro pela gasolina, para enchermos os cofres dos governos estaduais, pela tributação do ICMS, não porque a gasolina brasileira, em si, seja cara.

    ResponderExcluir