Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PRÉ-SAL/PRESSAL?

Está aí um tema que na atualidade movimenta a mídia e euforiza o cenário político brasileiro, sendo ferramenta de campanha para as eleições presidenciais de 2009, o pré-sal. Muitos ainda estão por fora do que é essa camada pressal, a tal que está acima do petróleo tão desejado por nossos políticos.
Para os desavisados a camada pressal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades superiores aos 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo (Jornal Folha de S
ão Paulo, em 31/08/09).
A nova descoberta de petróleo no mar, no chamado pré-sal de bilhões de barris, que ninguém sabe ainda certo quanto é pode ser a ascensão ou uma derrota de vez.
Leia este trecho de Diomedes Cesário da Silva, vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás. [...] “A história do petróleo tem mostrado que o produto é estratégico, necessário para garantir o suprimento de energia e movimentar a economia, motivo de guerras, riqueza e desgraças de países. A economia dos EUA prosperou graças ao petróleo, enquanto a do México, seu vizinho, não teve tanta sorte. [...] O petróleo exportado no passado, sem planejamento adequado, no futuro terá de ser importado sabe-se lá a que preço. [...] Os países do Oriente Médio têm reservas para durar entre 70 a 90 anos. [...] Cada país é soberano para transformar o petróleo em riqueza ou instrumento de dominação. [...] A discussão sobre o pressal está apenas começando.”
Sabendo a real situação do Brasil na economia mundial, duvido muito que esse pré-sal irá realmente mudar a vida dos brasileiros para melhor. Por um único motivo, o Brasil não tem condições de manter segura uma reserva de petróleo, repentinamente o Brasil será um grande exportador de petróleo, quem sabe assim conseguindo se igualar quase as grandes potências mundiais. Sinceramente, o petróleo que produzimos já nos é suficiente e de nada mudou a vida real dos brasileiros, gasolina continua cara, gás etc… Parece ganância em ter algo que não poderá manter sozinho. Isso é fato. Ninguém sabe ao certo quando irá custar aos cofres públicos essa empreitada, quanto de retorno terá e ainda mais, que usará isso em pró do quê. A verdade é que essa afobação toda pelo pré-sal pode ser tornar o maior dos engodos da história do Brasil, vamos torcer para que não.
Creio que muitos brasileiros estão simplesmente deixando acontecer por não entenderem o que realmente se passa nos gabinetes políticos sobre o assunto. O que me preocupa é que a política brasileira não tem credibilidade suficiente para defender sequer o destino dela própria sem passar a mão em seus aliados, veja lá, arriscar uma manobra que muda a vida de um país e que pode virar ferramenta de dominação estrangeira. Vamos refletir né…

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

MITOS E VERDADES SOBRE O COMPUTADOR

1. Faz mal ao computador ter ímãs colados à CPU?

Falso. Nenhum problema com a CPU, mas não podemos dizer o mesmo do monitor, pois desgasta suas cores. Evite a qualquer custo utilizar equipamentos imantados muito próximos aos monitores, pois as cores podem resultar distorcidas.

2. Empurrar o cd com o dedo para inseri-lo na CPU é prejudicial ao equipamento?

Falso. Nada a ver. Nada irá acontecer se você empurrar com uma força normal. Foi feito exatamente para isso.

3. Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento?

Verdadeiro. Estragam as trilhas metalizadas que estão embaixo das teclas. Podem criar um curto-circuito e queimar.

4. É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele?

Falso. Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estar ventilado, mas não é indispensável que seja muita a distância. É muito pior ter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios) porque pode haver o risco de ter interferências entre os computadores.

5. Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor desligá-lo e voltar a reiniciar?

Falso. Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o contrário e dê vontade de desligá-lo um momento para que descanse, seguindo a lógica humana, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desligá-lo. Eles foram criados para isso.

6. Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso?

Falso. Ao ligar não consome tanto como para superar as horas de funcionamento. Ao desligar poupa-se energia e se permanecer ligado gasta, como qualquer outro eletrodoméstico.

7. Faz mal ao computador ter algum celular por perto?

Falso. Sem problema algum, no máximo um ronco provocado pela interferência de uma chamada.

8. Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar?
Verdadeiro. É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes de voltar a ligá-lo. 10 segundos deve ser o suficiente.

9. Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD?

Falso. A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao se mover a CPU. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso. Mas é lógico que você não vai sair por aí dando porrada no equipamento, né?

10. Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso?

Verdadeiro. Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que o desgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagens constantemente, não se gasta num mesmo lugar.

Fonte: http://facillinks.blogspot.com

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DICAS SOBRE O COMPUTADOR

1. Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plugue do computador da tomada?

Verdadeiro. Deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuva muito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhável retirar os cabos do telefone e da alimentação do modem para que não queimem com a descarga de raios.

2. Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico?

Verdadeiro. Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz bastante forte que pode sim fazer mal a retina.

3. Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada?

Falso. Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais tem proteção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.

4. Ao desligar o computador convém também desligar o monitor?

Falso. Outra vez, tanto faz. Ao desligar a CPU, o monitor fica num estado em que consome muito pouca energia (pouca coisa mais que 1W) e não sofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, ainda que o consumo seja realmente mínimo.

5. Não se deve colocar cds, disquetes ou qualquer outro elemento sobre a CPU?

Falso. Lógico, nada do que é colocado sobre a CPU pode ser afetado ou avariado, a não ser que esteja úmida e a água possa chegar ao equipamento.

6. O computador nunca pode ficar ao sol?

Verdadeiro. Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

7. Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta?

Verdadeiro. Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se tenha 20 Gb livres, se for menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento do computador será lento.

8. Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina?

Verdadeiro. Deve ser selecionada a opção ?Retirar hardware com segurança? antes de retirá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar a memória do USB.

9. Ter o desktop ( área de trabalho - tela) cheio de ícones deixa o computador mais lento?

Verdadeiro. Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada na tela, e quanto mais ícones, mais tempo.

10. Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD?

Verdadeiro. O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Ademais, quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira até 10 mil rotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção? Desligar o Computador?, todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar em seu devido lugar.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

"A educação é, antes de mais nada, desenvolvimento de potencialidades e a apropriação do "saber social". Trata-se de buscar, na educação, conhecimentos e habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade e envolva a capacidade de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais" (Gryzybowski, 1986:41-2)
É dever do educador proporcionar ao educando rumos a interagir na sociedade, seja ela em diferentes níveis de domínio, conhecimentos e informações e assim usar a educação para sua libertação e conseqüente participação igualitária no mundo globalizado.
O avançar tecnológico direciona-se a passos largos, diminui distâncias e aproxima idéias, conhecimentos e experiências entre as pessoas. Direciona a escola como ambiente criado para uma aprendizagem, rica em recursos, possibilitando ao aluno a construção do conhecimento a partir de uma individualização estilística de aprendizagem, tendo na figura do professor, não um mero transmissor do conhecimento, mas um guia, um mediador, como co-parceiro do aluno, buscando e interpretando de forma crítica as informações, pois este mesmo professor passa a contar com o desenvolvimento tecnológico de informações, levando-o a um novo centro de referência educacional, transformando o saber ensinar em saber aprender, preparando esta nova geração, para uma nova forma de pensar e trabalhar, levando o aprender a uma maior rapidez.

Adaptação

domingo, 6 de setembro de 2009

SONHO

O SONHO
Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
Porque você possui apenas uma vida,
E nela só se tem uma chance
De fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.Para aqueles que se machucam.Para aqueles que buscam e tentam sempre.E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas."

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O QUE QUEREMOS?

Caminhar sempre na descoberta do desconhecido;
Poder seguir na busca do novo e com ele, sentir a satisfação da descoberta, da experimentação;
Não permanecer na acomodação, mas correr na busca de novos desafios;
Descobrir com o novo, com ele nos envolver e ampliar descobertas em diferentes horizontes.

Da Paz